7 de fevereiro de 2015

Origem da Vida I


Abiogênese vs Biogênese


Aristóteles: maior defensor da abiogênese, ele acreditava na existência de um "princípio ativo" que era o responsável pelo o desenvolvimento de um ovo em um animal adulto. Cada tipo de ovo teria um princípio diferente, de acordo com o tipo de ser vivo.

Paracelso: no século XVI, descreveu diversas observações acerca da geração espontânea de diversos animais

Van Helmont: prescreveu uma "receita" para a produção espontânea de camundongo em 21 dias " colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas espalham-se grãos de trigo, e o resultado será que, em 21 dias, surgirão camundongos..." - o supor humano seria o princípio ativo

Redi: foi o primeiro cientista a se contrapor a teria abiogenista, ele provou que larvas não nasciam em carne que ficasse inacessível às moscas (protegidas por telas - de forma que elas não conseguissem depositar seus ovos na carne). Para Redi a geração espontânea teria ocorrido apenas nos primórdios da Terra.

Experimento de Redi

  1. observou que moscam voavam ao redor de carne deixada ao ar livre e que vermes apareciam na carne em decomposição
  2. se perguntou de onde surgiam esses vermes
  3. supôs que os vermes na verdade eram larvas que surgiam dos ovos no ciclo de vida das moscas 
  4. lançou uma hipótese: e se as moscas forem mantidas afastadas da carne, apareceriam as larvas?
  5. testou a hipótese



Conclusão: a geração espontânea de larvas a partir de carne protegida por gaze não ocorre.

Assim, com o experimento de Redi foi demonstrado que cada ser vivo conhecido era proveniente e uma forma de vida preexistente... lançando então a teoria da Biogênese. 

Leeuwenhoek: com a invenção e aperfeiçoamento do microscópio a aceitação da abiogênese foi renovada... Leeuwenhoek identificou pela primeira vez a levedura como ser vivo, um microrganismo.

Needham: realizou um experimento que reforçou a teoria da abiogênese - aqueceu tubos de ensaios com líquidos nutritivos (partículas de alimentos), fechava os tubos (impedindo a entrada de ar) e novamente os aquecia, após vários dias, foi observado o aparecimento de vários pequenos organismos no líquido nutritivo.



Spallanzani: através de experimentos similares ao de Needham, porém fervendo os tubos com o líquido nutritivo por durante uma hora, depois de alguns dias ao examinar os frascos verificou que não era encontrado nenhum sinal de vida. O experimento não descartou complemente a abiogenia, porém abriu caminho para Louis Pasteur.


Louis Pasteur: derrubou definitivamente a ideia abiogenista, através de um experimento utilizando vidraria de "pescoço de cisne", como os frascos permitiam a entrada do ar não poderia se falar na impossibilidade da entrada do "princípio ativo". Além disso, Pasteur também desenvolveu a técnica da pasteurização (aplicação de aquecimento e resfriamento simultâneo).



Foi concluído, que todos os organismos conhecidos surgem apenas de organismos vivos preexistentes, o que recebe o nome de lei da biogênese.

______________________

A lista de exercício será postada no próximo post sobre Origem da Vida.



0 comentários:

Postar um comentário